Shiatsu é um método terapêutico japonês criado a partir dos recursos da pressão dos meridianos com os dedos.
O fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, e Ki, japonês) faz-se por meio de canais no corpo humano, conhecidos como meridianos. Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais.
Apesar de identificado pelo nome do órgão ou função a que se relaciona mais, o Shiatsu não afeta exclusivamente apenas um órgão.
O Shiatsu é uma terapêutica Ocidental, importada do Japão, onde teve a sua origem há milénios, mantendo-se hoje como um sistema tradicional de cuidados de saúde.
Foi neste país que surgiu o Shiatsu cujo sistema e filosofia a enquadram como uma terapia holística para tratamento da mente, corpo e espírito.
O Shiatsu significa "pressão dos dedos", actua ao nível do sistema energético do corpo. O terapeuta de Shiatsu aplica pressão em pontos dos meridianos para estimular o Ki, a palavra japonesa para Chi ou Energia vital.
O tratamento envolve diferentes técnicas para aliviar a dor e libertar a energia bloqueada que provoca um problema particular.
O Shiatsu alivia o stress, acalma o sistema nervoso e estimula o sistema circulatório e imunitário.
O Shiatsu actua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo da energia ki.
As doenças são causadas pelo desequilíbrio no fluxo de ki, logo ao equilibrar e normalizar o fluxo de ki, proporcionam-se ao organismo as condições de bom funcionamento.
Usam-se diferentes técnicas para aliviar a tensão, insónia, lombalgias ou dores nas articulaçõessensibilidade).
O Shiatsu proporciona um profundo bem-estar do corpo e da mente, logo é um valioso instrumento terapêutico na prevenção da doença e um auxiliar no rápido restabelecimento da saúde.